Sexta, 11 de Outubro de 2024
26°C 41°C
Palmas, TO
Publicidade
Anúncio

Governador Wanderlei Barbosa reforça importância do enfrentamento ao trabalho infantil durante seminário do TCE

Participaram do seminário, ministras do Tribunal Superior do Trabalho, que debateram, em Palmas, nesta sexta-feira, 16, estratégias para enfrentar ...

16/08/2024 às 14h05
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Governador Wanderlei Barbosa participa de evento que discute estratégias para fortalecer as políticas públicas voltadas para a infância - Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa participa de evento que discute estratégias para fortalecer as políticas públicas voltadas para a infância - Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta sexta-feira, 16, no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), em Palmas, do seminário Reflexos da PEC da Primeira Infância no Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Na ocasião, o Chefe do Executivo se comprometeu com a iniciativa, que é mais uma etapa do projetoPrimeira Infância, que visa priorizar de forma absoluta o público infantil. O evento contou com a presença das ministras do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib e Morgana de Almeida Richa.

O seminário foi promovido pelo TCE e a programação foi voltada para discutir as implicações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Primeira Infância, sendo esta integrada à Constituição do Estado como política estruturante prioritária.

Ciente da prioridade das políticas públicas para o público infantojuvenil, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a necessidade de ampliar as discussões do enfrentamento ao trabalho infantil, além de outras pautas que refletem a primeira infância. “É um assunto muito importante, que deve ser discutido amplamente. Eu fico muito feliz com os resultados apresentados e queremos melhorar ainda mais, pois sabemos que essa temática precisa ter muita atenção e queremos continuar investindo na primeira infância”, pontuou.

O presidente do TCE, André Luiz de Matos, destacou o quão importante é este momento, pois o Tribunal vem acompanhando de perto as leis orçamentárias para a primeira infância e o seminário traz um dos variados temas que são motivo de preocupação para o estado do Tocantins. “Nós acompanhamos as execuções orçamentária e financeira, ano após ano, pois sabemos as políticas públicas que dão certo. Então, acho que o papel do Tribunal de Contas é contribuir e não ficar aguardando que a política pública seja malsucedida. Aqui, podemos debater de perto um tema preocupante, mas também podemos discutir soluções para essa demanda”, destacou.

O Governo do Tocantins entende que a pauta da Primeira Infância deve ser prioridade absoluta, principalmente no que se refere aos orçamentos municipais para que sejam aplicados em políticas voltadas para o público infantil. Em 2023, os 139 municípios tocantinenses entregaram, noDia D pela Primeira Infância, documentos assinados com as contas orçamentárias para garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos.

Para a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Liana Chaib, as frentes estaduais do Tocantins estão de parabéns por trazer essa temática para discussão, assim como colocar nas pautas orçamentárias a primeira infância, sobretudo no enfrentamento do trabalho infantil. “Eu louvo a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins em discutir essa temática. Nós temos que colocar o dedo na ferida, para enfrentar esse problema. Muitas vezes, o trabalho infantil acontece dentro das casas, então eu acho necessário trazer essa temática a tona para buscarmos políticas públicas que erradiquem o trabalho infantil”, comentou.

A Justiça do Trabalho está comprometida na luta contra o trabalho infantil, buscando cumprir o compromisso do Brasil, perante a comunidade internacional, de eliminar as piores formas de trabalho infantil.

A ministra Morgana de Almeida Richa, também do TST, destacou a importância do Governo do Tocantins priorizar a infância, adotando uma PEC específica para esse público. “A PEC traz uma política pública que é transformadora. Nós só conseguiremos mudar a realidade do Brasil a partir de ações concretas e diretas do poder público. É necessária uma transformação em todos os aspectos, especialmente o cultural. Então a medida traz uma PEC por parte do estado do Tocantins, que valoriza a primeira infância, pois todo investimento é de suma importância”, pontuou.

PEC Primeira Infância

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Primeira Infância tem como proposta central adequar e atualizar a legislação estadual às necessidades e às exigências de atendimento às crianças de 0 a 6 anos. A PEC visa fortalecer, ainda, as políticas públicas voltadas para a primeira infância, garantindo mais investimentos e melhorias nas áreas da saúde, educação e assistência social. O Governo do Tocantins acatou e assinou a proposta, demonstrando compromisso em priorizar ações que beneficiem as crianças e suas famílias.

Outras ações para a infância

O Governo do Tocantins está presente em todas as pautas voltadas para a proteção da infância, com destaque para a assinatura do Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância; o Dia D pela Primeira Infância, que consiste na elaboração de Projetos de Leis Orçamentárias do Executivo para serem entregues ao Poder Legislativo; e o Projeto Mãos à Obra.

Governador Wanderlei Barbosa reforça importância do enfrentamento ao trabalho infantil durante seminário do TCE
O governador Wanderlei Barbosa, discursa durante o seminário no Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), reforçando seu compromisso com a luta contra o trabalho infantil - Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa reforça importância do enfrentamento ao trabalho infantil durante seminário do TCE
Governador Wanderlei Barbosa, presidente do TCE, André Luiz de Matos, e ministras do Tribunal Superior do Trabalho, Liana Chaib e Morgana de Almeida, participam do seminário, enfatizando a importância da PEC da Primeira Infância - Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa reforça importância do enfrentamento ao trabalho infantil durante seminário do TCE
Ministra Liana Chaib do TST elogia a iniciativa do TCE em promover discussões sobre a PEC da Primeira Infância e suas implicações na luta contra o trabalho infantil - Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa reforça importância do enfrentamento ao trabalho infantil durante seminário do TCE
A ministra Morgana de Almeida Richa, também do TST, falou da importância do Governo do Tocantins priorizar a infância adotando uma PEC específica para esse público - Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários