Palmas se firma como referência em turismo esportivo e de aventura, sendo a principal porta de entrada para o Jalapão. Com uma localização privilegiada, cercada por lago e serras, a capital tocantinense vem atraindo cada vez mais eventos de grande porte. Prova disso é o sucesso da 11ª edição do Rally Jalapão, que contou com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes). A competição se encerrou na última quinta-feira, 19, com uma cerimônia de premiação na cidade.
Ao longo de quatro dias de prova, 116 competidores — entre pilotos e navegadores nas categorias motos, UTVs e carros — percorreram mais de 1.200 quilômetros por trilhas e estradas que revelam as belezas e desafios do Tocantins. Mais do que uma competição, o evento proporcionou uma verdadeira imersão na natureza, combinando aventura, superação e paisagens deslumbrantes.
Campeão na categoria UTVs, o piloto paulista Rodrigo Varela celebrou sua terceira vitória no Rally Jalapão, destacando a conexão com o ambiente local. “Essa foi uma prova muito difícil, mas conseguimos um ótimo resultado. No caminho para a premiação, pude contemplar as araras-canindé. É tudo maravilhoso aqui. Sem dúvida, essa região tem total potencial para o turismo de aventura e esportivo”, afirmou.
O resultado completo da 11ª edição do Rally Jalapão, que reuniu competidores nas categorias carros, motos e UTVs, está disponível para consulta.
De acordo com a Agtur, apoiar eventos como o Rally Jalapão reforça o compromisso da Prefeitura de Palmas com o fortalecimento do turismo e do esporte, colocando a cidade em destaque no cenário nacional. Além de servir como ponto de partida e chegada da prova, a cidade ofereceu toda a infraestrutura necessária para acolher competidores, turistas e equipes organizadoras.
“Palmas tem uma vocação natural para esse tipo de evento. O Rally Jalapão não só movimenta nossa economia, como também projeta nossas belezas para todo o Brasil e para fora dele”, destacou a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, durante a cerimônia de encerramento.
Para o organizador da prova, Henrique Arena, a participação de Palmas é essencial para o sucesso do evento. “A cidade oferece uma estrutura completa, garantindo segurança, conforto e organização para todos os envolvidos”, ressaltou.
As atividades do evento, como a montagem dos boxes e a secretaria da prova, foram concentradas no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, sede da Agtur.
Mín. 17° Máx. 35°